PALESTRANTES

PALESTRANTES EIXO V

Alfredo Manevy

Bacharel em cinema e doutor em comunicação pela USP. Hoje é pesquisador e professor da UFSC. Foi secretário de políticas culturais do Ministério da Cultura na gestão de Gilberto Gil (2006- 2008) e secretário-executivo na gestão Juca Ferreira (2008-2010), durante o governo Lula. Coordena um grupo de pesquisa voltado para políticas públicas de cultura.

Jefferson Lewis Velasco

Analista de Negócios do CIASC – Centro de Automação e Informática do Estado de Santa Catarina. Experiência em projetos de TI ligados à área cultural; avaliação de projetos empresariais e planos de negócio; planejamento e execução de tarefas de gerenciamento e priorização de requisitos em projetos diversos. Desenvolveu a  engenharia de requisitos do projeto SEIIC – Sistema Estadual de Informações e Indicadores Culturais, além de elaborar e avaliar planos de negócios para o CIASC. 


Leone Silva

Ator e diretor de Teatro em Jaraguá do Sul. Foi presidente da FECATE - Federação Catarinense de teatro e articulador do ministério de cultura em SC para a II conferência Nacional de cultura. Defende a criação de políticas públicas nas áreas da Cultura, Educação, Patrimônio, Meio Ambiente, Direito da Mulher, Ciência, Tecnologia e Inclusão Digital. Atua como mobilizador e articulador incentivando criação de editais, fóruns, conselhos e conferências em todas essas áreas.


Marco Aurélio Oliveira

·         Graduando em Filosofia pela UFSC; Mestrando em Educação pela UNISUL; Metodologia do Ensino Superior pela FURB; MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FURB é Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ensino Superior da Grande Florianópolis.

 PALESTRANTES EIXO IV

Sérgio Murilo Pundek
Consultor do projeto SEBRAE / ENERCAN (Usina Hidrelétrica Campos Novos) de desenvolvimento rural; SEBRAE/SC – Instrutor e Consultor nas áreas de agronegócios, projetos de desenvolvimento territorial, associativismo e cooperativismo; Consultor do Projeto de Melhoria da Competitividade da Piscicultura do Alto Vale do Itajaí (ADEMAVIPI);
Consultor do projeto BARRA GRANDE (Usina Hidrelétrica Barra Grande) de desenvolvimento rural, agregação de valor e empreendedorismo;
Dezenas de palestras ministradas nas áreas da Qualidade Total, Agregação de Valor, Associativismo e Empreendedorismo. Além de palestras nas áreas de atribuições profissionais, Cooperativismo e funções das entidades de classe;
Dezenas de trabalhos realizados nas áreas de empreendedorismo e planejamento estratégico.



 PALESTRANTES EIXO III

Cultura e Desenvolvimento Sustentável
Cultura, território e desenvolvimento local 
Palestrante: Sílvio Sousa
    Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Especializado em Gestão do Relacionamento com o Consumidor e, Graduação em ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Aluno Da Fundação Getúlio Vargas no Curso de capacitação Avançada de Gestão Cultural, conveniado ao Ministério da Cultura.
É Gerente de Desenvolvimento Econômico e Eventos Culturais da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Presidente e Fundador da Associação de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo – ACELT. Atua nas seguintes áreas: elaborador de projetos; gestão de equipes de trabalho; gestão de cinema; gestão de projetos; administração do Portal Web da Secretaria Municipal do Continente.
Desde 2009 atua na Secretaria Municipal do Continente, Prefeitura Municipal de Florianópolis, na Gerência do Desenvolvimento Econômico e Eventos, o qual idealizou e coordenou, o São João do Continente – A Maior Festa Junina de Santa Catarina 2009, 2010 e 2011; o Carnaval do Continente 2010, 2011 e 2012; o réveillon na Beira Mar Continente e Coordenou a Gravação do DVD da Dupla Victor e Leo.

Centralidade e Transversalidade da Cultura
Palestrante: THIAGO SKÁRNIO
    Atua na concepção de projetos sócio-culturais, participa de debates públicos em torno da comunicação, direitos autorais, cultura digital, liberdade de expressão e as políticas públicas de fomento e acesso à cultura em organizações, ambientes virtuais e movimentos sociais.Entre as iniciativas que Skárnio atuou estão o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC, a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – ABRAÇO, os Pontos de Cultura, ABCCOM – Associação Brasileira de Canais Comunitários, Conselho Nacional de Cineclubes – CNC, Cinemateca Catarinense (ABD-SC), TV Comunitária de Florianópolis, Movimento Software Livre, Projeto Casa Brasil e a Ação Cultura Digital do Ministério da Cultura – Minc. Atualmente coordena o Pontão Ganesha de Cultura Digital, mantido pelo Minc e a Alquimídia.org, associação cultural na qual é um dos fundadores.
Patrimônio Cultural, Meio Ambiente e Turismo
Palestrante: HENRIQUE SCHUCMAN
    É formado pela Escola Politécnica da USP em Eng. Elétrica com Pós graduação em Engenharia Nuclear e Ambiental, Artista Plástico (atuando principalmente na Área de artes têxteis e pintura) Designer Têxtil e Professor de técnicas têxteis. Ministrou cursos de criatividade para o Programa Catarinense de Profissionalização de Agricultores. Foi professor na Universidade de Santa Catarina - UDESC - Departamento de Artes Plásticas. Organiza e conduz oficinas e atividades na Pousada do Tapeceiro, Gamboa, Garopaba-SC.

PALESTRANTES EIXO II
 

Cultura, Cidade e Cidadania
Palestrante: Flávia Janiaski

Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e Graduada em Artes Cênicas pela mesma universidade. Trabalha como Professora Colaboradora na mesma instituição na área de Teatro Educação e Produção Cultural, atualmente atua como Coordenadora Geral do Estágio de Centro de Artes/UDESC. Além de ministrar oficinas de teatro e produção teatral, formatar projetos, atua como produtora cultural na cidade a mais de dez anos, entre os principais eventos que esteve envolvida com a organização destacam-se: Setembro Teatral, Floripa Teatro – Festival Nacional Isnard Azevedo (nas cinco ultimas edições); Circulando CEART; Santinho em Festa, entre outros. Recentemente esteve na organização da primeira e da segunda Maratona Cultural de Florianópolis, evento que aconteceu nos dias 25, 26 e 27/novembro/2011 e 23, 24 e 25/março/2012 mobilizando a capital com mais de 200 apresentações de teatro, dança, musica, cinema, artes visuais, circo, performance e literatura, envolvendo cerca de 600 artistas se apresentando em 29 pontos distintos de Florianópolis, evento idealizado pela Harmônica Arte e Entretenimento.

Conferências:

Cidade como Fenômeno Cultural
Palestrante: Paula Borges Lins

Pós-graduação em Gestão Cultural. 2011. Senac EAD.
Graduada no curso de Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Curso em Produção e Marketing Cultural pela Mostra Brazil. São Paulo/2006
Curso em “Gestão Cultural: A Formação do Agente e do Produtor Cultural”. Quixote Art e Eventos e Faculdades ESEEI. Curitiba PR / 2005.
Participação no Seminário do Plano Nacional de Cultura - Fpolis SC/Setembro de 2008.
Participação no 1º Seminário Internacional de Gestão Cultural – Belo Horizonte MG / Novembro 2008.


Memória e Transformação Social
Palestrante: Lena Peixer

Artista plástica, arte-educadora e produtora cultural. Licenciada em Artes Plásticas pela FURB (Fundação Educacional da Região de Blumenau), estudou estética e desenhos com a escultora Elke Hering e xilogravura com Anna Carolina e Ruben Grillo. Freqüentou o Atelier Livre do Museu Lasar Segall em São Paulo. Estudou modelo vivo e desenho com José Silveira D’Ávila e Gravura em Metal com Flávia Fernandes.
Implantou a Ação Educativa Cultural no Museu Victor Meirelles/IBRAM – SC em 1994 e coordenou o projeto durante 10 anos. Assessorou a ação educativa de exposições como Vera Sabino 30 anos, Personas e Olhos D’Alma. Realizou a curadoria de Elke Hering e Poty.
Possui obras em instituições como MAC-PR, MASC-PR e Museu de Arte Ruth Schneider-RS e em diversos acervos particulares.
Membro do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Florianópolis na gestão 2010-2011.
Desenvolve consultoria e cursos nas áreas de artes visuais, ação educativa, patrimônio e expografia.


Acesso, Acessibilidade e Direitos Culturais
Palestrante: Luis Fernando Keller Albalustro
    Especialização em Artes Visuais - Cultura e Criação pela Faculdade SENAC Florianópolis em Março de 2010 e graduado em Licenciatura em Artes Plásticas pela UDESC em Dezembro de 1995. É Artista Visual e Arte-Educador onde possui uma experiência de 18 anos trabalhando transversalmente com educação e cultura no SENAC SC no eixo Produção Cultural e Design, especialmente nas disciplinas de Teoria da Cor; História da Arte, Arquitetura, Design e Moda; Desenho e Cultura Popular. Possui experiência na área de gestão educacional e pedagogia de projetos educacionais. Desenvolve projetos relacionados a Arquitetura Histórica, Cultura Popular e Folclore com ênfase na pesquisa da identidade e diversidade cultural Catarinense.


PALESTRANTES EIXO I

Palestra: A Cultura como Identidade de uma Sociedade

Palestrante: Ilana Goldstein

Doutora em Antropologia na UNICAMP. Mestre em Antropologia Social pela USP, pós-graduada em Direção de Projetos Culturais na Universidade Paris III - Sorbonne NouvellePós-graduada em Avaliação de Programas Socias na FIA-USP . Autora de O Brasil best-seller de Jorge Amado: literatura e identidade nacional” (SENAC, 2003) e Responsabilidade Social: das grandes corporações ao terceiro setor (Ática, 2008). Há vários anos, dedica-se à concepção ou coordenação de projetos socioculturais junto a organizações como SESC-SP, CENPEC, SESCOOP, IPSO, Cooperativa de Música, Unimed, entre outras.

Conferência:

Produção Simbólica e Diversidade Cultural
Palestrante: Marta Cesar
Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) em 1985. Especialista em Dança Cênica pelo Centro de Artes da UDESC, atuou em diversas funções na área cultural, especialmente na área da dança e da música na esfera nacional e internacional.  Desde 1998 no Estado de Santa Catarina desenvolveu funções na área da produção cultural, atividades pedagógicas, acadêmicas e artísticas,  assim como atuou na área política como representante de Santa Catarina no Colegiado Setorial de Dança (2005-2011), vice-presidente da APRODANÇA – Associação dos Profissionais de Dança de Santa Catarina (2010/2011 )e preside o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis (2010/2011).


Conferências:

Produção de Arte e Bens Simbólicos
Palestrante: Mariane Feil

Atriz - DRT 3552, Produtora DRT 6186 e Diretora – DRT 6322. Formada em Artes Cênicas pelo SENAC/SC e Ciências Contábeis pela UNIVALI. Realizou diversos cursos de extensão na área administrativa, recursos humanos e financeira. Possui qualificação em projetos culturais pela Fundação Getulio Vargas e Ministério da cultura. Trabalha em gestão de projetos e produz espetáculos e cinema a mais de 10 anos.

Convenção da Diversidade e Diálogos Interculturais
Palestrante: Leone Silva

Ator e diretor de Teatro em Jaraguá do Sul. Foi presidente da FECATE - Federação Catarinense de teatro e articulador do ministério de cultura em SC para a II conferência Nacional de cultura. Defende a criação de políticas públicas nas áreas da Cultura, Educação, Patrimônio, Meio Ambiente, Direito da Mulher, Ciência, Tecnologia e Inclusão Digital. Atua como mobilizador e articulador incentivando criação de editais, fóruns, conselhos e conferências em todas essas áreas.

Cultura, Educação e Criatividade
Palestrante: Luis Fernando Keller Albalustro

  Especialização em Artes Visuais - Cultura e Criação pela Faculdade SENAC Florianópolis em Março de 2010 e graduado em Licenciatura em Artes Plásticas pela UDESC em Dezembro de 1995. É Artista Visual e Arte-Educador onde possui uma experiência de 18 anos trabalhando transversalmente com educação e cultura no SENAC SC no eixo Produção Cultural e Design, especialmente nas disciplinas de Teoria da Cor; História da Arte, Arquitetura, Design e Moda; Desenho e Cultura Popular. Possui experiência na área de gestão educacional e pedagogia de projetos educacionais. Desenvolve projetos relacionados a Arquitetura Histórica, Cultura Popular e Folclore com ênfase na pesquisa da identidade e diversidade cultural Catarinense.

Cultura, Comunicação e Democracia 
Palestrante: Thiago Skárnio
Atua na concepção de projetos sócio-culturais, participa de debates públicos em torno da comunicação, direitos autorais, cultura digital, liberdade de expressão e as políticas públicas de fomento e acesso à cultura em organizações, ambientes virtuais e movimentos sociais.Entre as iniciativas que Skárnio atuou estão o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC, a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – ABRAÇO, os Pontos de Cultura, ABCCOM – Associação Brasileira de Canais Comunitários, Conselho Nacional de Cineclubes – CNC, Cinemateca Catarinense (ABD-SC), TV Comunitária de Florianópolis, Movimento Software Livre, Projeto Casa Brasil e a Ação Cultura Digital do Ministério da Cultura – Minc. Atualmente coordena o Pontão Ganesha de Cultura Digital, mantido pelo Minc e a Alquimídia.org, associação cultural na qual é um dos fundadores.

Nenhum comentário: